quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE PEDE AJUDA... COLOCAÇÃO IRREGULAR DE LIXO EM TERRENO BALDIO, CORTE DE ÁRVORES QUE CHOCAM MORADORES, ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, LEIA.


FAÇA DO " MEIO AMBIENTE " O SEU " MEIO DE VIDA ".

Vereador Biluca Vanzin PMDB solicita, ao Poder Executivo / Secretaria de Planejamento que seja realizado estudos de um projeto, visando gerenciamento dos resíduos da construção civil . Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Os entulhos provenientes das construções na nossa cidade acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção e tratamento. É muito comum vermos estes resíduos sendo colocados em locais impróprios, como aterros clandestinos, margens de rios e terrenos baldios.
A Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) cria instrumentos para que o poder público atue sobre essa realidade, definindo responsabilidades e deveres, tornando obrigatória, em todos os Municípios do país, a implantação de planos integrados de gerenciamento dos resíduos da construção civil. O Município de Lajeado começa a apresentar um crescimento contínuo no setor da construção civil, basta caminhar pela cidade para observar os diversos serviços de construções de casas e prédios, além de reformas e demolições, o que é fator importante para definição do tipo de gestão a ser implantado para os resíduos dessas atividades, visando à minimização do desgaste e a degradação ambiental, tanto do aterro sanitário quanto do perímetro urbano. Os administradores municipais devem levar em consideração que, o setor da construção civil é um grande consumidor dos recursos naturais não-renováveis. A Resolução CONAMA Nº 307/02 constitui um avanço, pois disciplina as ações necessárias para minimizar os impactos ambientais, proibindo, inclusive, a disposição dos Resíduos de Construção e Demolição em aterros de resíduos domiciliares. Portanto sua reciclagem pode significar uma série de vantagens, uma delas é o beneficiamento do próprio município através da utilização de agregados em pavimentação; é ambientalmente correta, inteligente e faz-se cada vez mais necessária, diante da escassez de áreas para a disposição de resíduos nos centros urbanos.


Na mesma sessão ordinária da Câmara de Vereadores, às Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, solicitou informações sobre a corte de duas (02) árvores que estavam localizadas na Rua Duque de Caxias, próximo ao nº 834, entre os Bairros Florestal e Americano. Esta solicitação vem atender o pedido de moradores que estão indignados e gostariam de saber os motivos deste ato.


A Secretaria do Meio Ambiente solicitou, a fiscalização de terreno baldio na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha pertencente ao Bairro São Cristóvão. Neste local estão sendo despejados entulhos, móveis velhos e lixo doméstico. Além de deixar aspecto de desleixo está sendo desrespeito as leis ambientais. A preocupação é que o Arroio Engenho banha os fundos deste terreno. Pedimos a fiscalização a aplicação da lei e caso não seja solucionado que seja aplicada a multa relativa ao dano ambiental.

Vereador Vanzin, solicita melhorias para o Bairro São Cristóvão, Bairro Santo Antônio, Bairro Centro e Bairro Moinhos D´Água.

Vereador Hugo Biluca Vanzin PMDB ao Departamento de Trânsito / Secretaria de Obras reiterou pedido de providências quanto a revisão e instalação de placas indicativas de ruas, no Bairro Moinhos D´Água. Atendendo ao pedido registrado sobre o Protocolo 19779/11 . Constantemente somos indagados por moradores de nosso município e de outras cidades que pela primeira vez visitam nosso município, sobre a parca ou inexistente indicação do nome das ruas nos bairros de nosso município, o que dificulta, e muito, o deslocamento de pessoas que não conhecem o Bairro ou a cidade. Diante do exposto solicitamos, providências por técnicos da área, na revisão e implantação destas placas indicativas, que tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse.


À Secretaria de Obras, solicitou estudo da viabilidade da reparação das paradas de ônibus, estabelecidas no Bairro Moinhos D´Água que encontram-se, em péssimas condições de conservação. No mesmo ensejo, solicitamos maior número de lixeiras, para serem afixadas nas ruas do Bairro e reparação das que já estão no local e encontra-se em péssimas condições de uso. Sendo um Bairro em ascensão, com crescimento rápido em números de construções novas e concequentemente a de moradores, a demanda de lixo doméstico tem aumentado e o número de lixeiras existentes no Bairro, tem sido insuficientes o que tem gerado a superlotação das mesmas, e com freqüência visualiza-se lixo doméstico no solo ao lado das lixeiras o que tem gerado a aproximação de insetos e roedores. Por esta justificativa pedimos providências urgentes.


Vereador determinou o envio de ofício a Secretaria de Obras solicitando, para que informe esta Casa Legislativa sobre as seguintes questões:

1- Informe o cronograma de início e conclusão de obra de pavimento na Rua Giusepe Garibaldi, situada esta, no Bairro Santo Antônio.

2- Informação quanto ao tipo de pavimento que será colocado na mesma via, e qual será o sistema de contribuição o Associativo ou Comunitário?

3- Foi licitada a obra? Caso sim, qual a empresa vencedora?

4- Sendo licitada a obra, solicito cópia do contrato entre Poder Executivo e Empresa vencedora da licitação?


Vereador determinou envio de ofício a Secretaria de Saúde/ Setor de Compras da Prefeitura solicitando, a aquisição de uma cadeira nova de dentista, pois a atual está danificada, impossibilitando a utilização da mesma para prestar atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde que usufruem de atendimento odontológico, no Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão.



Indicou à Mesa Diretora desta Casa Legislativa oficiar ao Chefe do Poder Executivo as seguintes providências:


Reparos no desnível da boca de lobo localizada na esquina das Ruas Tiradentes e Bento Gonçalves.

VEREADOR PARABENIZA A JCI ( JUNIOR CHAMBER INTERNACIONAL ) DE LAJEADO. CONFIRA A MATÉRIA.

VEREADOR HUGO VANZIN PEEMEDEBISTA, PARABENIZA A JCI ( JUNIOR CHAMBER INTERNACIONAL ) DE LAJEADO, PELA GRANDE PROMOÇÃO DO CONCURSO "ORATÓRIA NAS ESCOLAS" REALIZADA DIA 04 DE NOVEMBRO NA UNIVATES. ESTA COMPETIÇÃO CULTURAL FOI REALIZADA EM PARCERIA COM VÁRIAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO TAQUARI, QUE ADERIRAM AO PROJETO E TAMBÉM, COM ENTIDADES E EMPRESAS APOIADORAS.