quarta-feira, 20 de julho de 2011

VEREADOR SUGERE PARCERIA ENTRE O PODER EXECUTIVO E O DAER PARA PROMOVER MELHORIAS NA RST413/RST421 E RS 130.


HUGO LUIS VANZIN: ( Req. Nº 625-626-627-628-629/2011 e Ind. Nº 152/2011)

-Req nº 625/2011 - Solicita ao Poder Executivo/Secretaria da Fazenda, informações quanto:

1 - Listagem contendo os prédios e terrenos alugados pelo Poder Executivo e suas respectivas localizações.

2 – Qual o valor do IPTU correspondente a cada imóvel.

3 – Quem é o responsável pelo pagamento, segundo o contrato de locação (o proprietário ou o locatário, que no caso é o Poder Executivo).


-Req nº 626/2011 - Solicita ao Poder Executivo/Secretaria Municipal da Saúde, a viabilidade de disponibilizar um livro com páginas numeradas aos usuários das Unidades de Atendimento de Saúde do município para serem registradas sugestões e reclamações, com o objetivo do aprimoramento deste serviço público essencial. Ao levar de maneira simples a palavra e anseios da população até a administração e ao Conselho Municipal da Saúde, estaremos contribuindo para o controle gerencial dos serviços públicos na área da saúde. O motivo de usar um livro com páginas numeradas e não uma urna, mostrará desejo do Executivo Municipal na transparência das informações, sejam elas de caráter positivo ou não. Cópias dos resgistros poderão ser encaminhadas mensalmente ao Conselho Municipal da Saúde antes das reuniões deste órgão.

- Req. Nº 627/2011 - Solicita ao Poder Executivo, que juntamente com o DAER realizem estudos para solucionar, em parceria, os problemas graves que estão acontecendo nas rodovias RST 413 (Lajeado – Santa Clara do Sul), RST 421 (Lajeado – Forquetinha) e RS 130 (Lajeado – Cruzeiro do Sul). Na pauta, questões inerentes ao Bairro Moinhos D'Água, segurança junto a EMEF São João, duplicação da ponte junto ao Arroio Saraquá, construção da calçada de passeio, estas na RST 413.Em relação a RST 421, a implantação da calçada de passeio no Bairro Conventos. Em relação a RS 130 (Lajeado – Cruzeiro do Sul) estudo para a implantação de rótulas nos Bairros Jardim do Cedro e Nações, como também para o acesso ao novo complexo do Clube Esportivo Lajeadense. Lembramos também que são solicitações já encaminhadas anteriormente por outros colegas vereadores.

-Req. nº 628/2011 - Solicita ao Poder Executivo/ Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o desenvolvimento de campanha permanente de arborização urbana. Em 2007 foi desenvolvido o Plano Diretor de Arborização Urbana que teve sua continuidade até o 1º semestre de 2010 que seria apresentada ao Poder Executivo e se aprovado seria colocado em prática e até o momento nada aconteceu. Pensando nisso, sugerimos que seja feito a campanha permanente de arborização urbana, objetivando conforto ambiental.

– Melhoria paisagista (cidade mais bonita).
– Despoluição sonora (diminuição do barulho).
– Despoluição atmosférica (ar puro).
– Conforto térmico (mais sombra, menos calor).
– Segurança (diminui a ação dos ventos).

Sugerimos que a planta escolhida seja de raízes pinotantos, ou seja, uma raíz principal que cresce verticalmente para as profundezas do solo, não afetando assim, pisos e calçadas.

- Req. nº 629/2011 - Solicita Poder Executivo/Secretaria de Obras/Departamento de Trânsito, solicitando estudo para implantação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Sabiá, pertencente ao Loteamento Verdes Vales, no Bairro Universitário. Mesmo sabendo que existem controladores de velocidade colocados somente de um lado da via de trânsito, estes só controlam a velocidade em um sentido, com isso alguns motoristas aproveitam esta situação ao passarem no primeiro sinalizador, imprimem alta velocidade nos veículos, pois o próximo sinalizador fica no sentido contrário. A sugestão é de que seja construído o redutor de velocidade próximo aos dois sinalizadores ou entre ambos. Os moradores da Rua Sabiá informam que esta via é bastante utilizada por estudantes que se deslocam em direção à UNIVATES, sendo que muitos estudantes vêm do Município de Arroio do Meio.



- Conserto da calçada de passeio público na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, trecho compreendido entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a AES-Sul, no Bairro Americano. A calçada está bastante danificada e por ser pavimentada com pedra de areia e pegar pouco sol, o limo está presente em grande parte da calçada, tornando-a escorregadia, podendo com isso causar acidentes.