quarta-feira, 3 de agosto de 2011


HUGO LUIS VANZIN: (Req. Nº 679-680-681-682-683-684/2011 e Ind Nº 163/2011)

Req. Nº 679/2011 – Solicita a Secretaria Municipal de Educação a possibilidade de antecipar de 15 a 20 minutos a entrada dos alunos que freqüentam o Projeto Vida do Bairro Moinhos. Justificamos o pedido, pois muitos pais necessitam deixar seus filhos em função de seus trabalhos, sendo que as crianças ficam sozinhas, sem nenhuma segurança, esperando a chegada dos responsáveis para a abertura do local.

Req. Nº 680/2011 – Solicita ao Departamento de Trânsito e às Empresas de ônibus de transporte coletivo que possuem concessão, no Bairro Bom Pastor, que estudem a viabilidade de incluir em seu itinerário a Rua 25 de fevereiro, sendo este um pedido de moradores desta área, pois esta rua é uma das maiores do Bairro.

Req. Nº 681/2011 – Reitera ao Poder Executivo e Secretaria Municipal de Educação, que sejam realizadas as providências necessárias para aplicação da Lei Municipal 8.435 de 15 de setembro de 2010 de autoria deste vereador abaixo-assinado, que “Dispõe sobre o desenvolvimento de Política “Antibullyng” pelas Escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal”. Conforme este Vereador, a rejeição da sociedade, dos colegas, os apelidos indesejáveis, tudo precisa levado muito a sério para ser eliminada essa prática. Devem ser realizadas reuniões e adotadas políticas realmente válidas, refletir sobre esta situação e que sejam criados mecanismos em defesa dos jovens e adolescentes.

Req. Nº 682/2011 – Solicita a Secretaria Municipal da Saúde, que encaminhe a esta Casa, informações contendo a relação de todos os Postos de Saúde do Município com suas especialidades médicas que são oferecidas em cada Unidade de Saúde, bem como os dias e turnos de atendimento de cada especialidade. Na área odontológica, quais as Unidades de Saúde que oferecem atendimento, quais os dias e turnos, bem como os procedimentos que são oferecidos para a população.

Req. Nº 683/2011 – Solicita a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistente Social, que estude a viabilidade da criação de diversos cursos aos beneficiários do Programa Bolsa-Família. Ao agregar conhecimento e capacitar pessoas acreditam-se na garantia do desenvolvimento social, resgatando a auto-estima dos participantes, buscando alternativas de renda às famílias. Desenvolvendo desta forma potencialidades, aquisições e resgate da cidadania. É muito importante de que quem vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, seja reinserido ao mercado de trabalho. Dados fornecidos pela STHAS apontam em maio de 2011 aproximadamente 1.044 famílias inscritas no Bolsa-Família de Lajeado.Foi oferecido curso de lajotas em maio de 2011, onde não houve inscritos mesmo sendo amplamente divulgado pelos meios de comunicação. Pensando nisso esse Vereador abaixo-assinado, sugere a realização de diversos cursos que tem vinculo com a realidade lajeadense. Citamos alguns:
- Artesanato com materiais reciclados. Poderia ser utilizado o material reciclado coletado por catadores que serviriam de matéria-prima a ser utilizada no artesanato, podendo ser objeto de venda posterior.
- Jardinagem. Pela carência de profissionais nesta área.
- Panificação.
- Fabricação de produtos de limpeza.
- Adolescente aprendiz
- Pedreiro e azulejista. Pela grande procura de profissionais nesta área em uma cidade que está num “boom” da construção civil.
Os cursos podem ser promovidos pela Administração Municipal em parceria com a FIERGS, SENAI, etc...

Req. Nº 684/2011 – Solicita ao Poder Executivo/Secretaria Municipal da Saúde, estudo da viabilidade da criação da Farmácia Pública de distribuição de medicamentos 24 horas. Levando-se em conta que mais de 70% dos pacientes que procuram os nossos Postos de Saúde e o Pronto Socorro, são pessoas que não possuem muitos recursos financeiros, e que depois do atendimento médico, se dirigem aos nossos postos municipais para conseguir os medicamentos prescritos, pois a maioria não possue condições financeiras para comprá-los. Quando isso acontece no período compreendido das 08:00 às 17:00 horas não há problemas, pois as farmácias estão funcionando nesses horários de segunda à sexta-feira, mas, quando ocorre após às 17 horas em qualquer dia da semana, só o Posto de Saúde da Montanha mantém até às 22 horas a farmácia para a distribuição de medicamentos e após esse horário ou nos fins de semana e feriados essas pessoas ficam desamparadas, sem conseguir os remédios que vão lhe tratar da dor ou do mal-estar que estão sofrendo.Conforme número elevado de atendimentos pelo SUS no Pronto Socorro do HBB nos finais de semana e se as pessoas não possuem condições de comprar os medicamentos em alguma farmácia, ficarão sem se medicar, agravando ainda mais o seu estado de saúde. Baseado na justificativa acima, solicitamos que as secretarias competentes, avaliem a sugestão e façam um estudo para viabilização desta farmácia.

- Substituição da parada de ônibus localizada na Rua Bento Rosa, próxima a Rua Raymundo Schmitt, no Bairro Hidráulica;

- Conserto da calçada de passeio na Rua Borges de Medeiros, trecho compreendido entre a Avenida Benjamin Constant e a Rua João Abott.