quarta-feira, 17 de março de 2010

Violência nas Escolas.


Um dos assuntos levantados na sessão desta terça-feira pelo Vereador Hugo Vanzin PMDB foi a violência nas Escolas.
" A violência não é ação é, na verdade reação" diz o Vereador.
O ser humano não comete violência sem motivo. É verdade que algumas vezes as violências recaem sob pessoas erradas, pessoas inocentes que não cometeram as ações que estimularam a violência , como no caso de um menino de 05 anos queimado e espancado no município de Estrela.
Outro caso lembrado pelo Vereador foi do adolescente de 13 anos que esfaqueou outro adolescente de 16 anos , dentro da sala de aula no Colégio Fernandes Vieira.
O Vereador levantou algumas questões para reflexão como :
-As famílias tem assumido o seu papel na formação de seus filhos?
- Os temas da violência e dos direitos dos cidadãos fazem parte integrante do currículo escolar.
- As expressões dos alunos sobre as mais variadas situações tem sido incentivados?
A principal "ação errada" que antecede a violência é o desrespeito.
A escola tem que se tornar cada vez mais espaço privilegiado para a construção dos valores que achamos necessários para uma ordem social mais equilibrada, a esta proposição visa a dar a escola os instrumentos necessários para que ela vire polo de ação efetiva contra a violência.
Em muitas escolas lajeadenses foram erguidos muros, colocados grades e fechados portões, porém nem assim a tranquilidade dos pais, professores e alunos foi restabelecida.
" A defesa da paz na educação se torna fundamental, uma vez que ela se estende para a convivência na sociedade, sendo na escola que os jovens se formarão para a vida, projetando o futuro de nossa pátria " defende o Vereador.
No ano de 2009 foi sugerido pelo Vereador Hugo PMDB um projeto de lei autorizativo para o Poder Executivo que se trata da implantação do Programa Interdiciplinar de Participação Comunitária para a Prevenção e Combate à Violência nas Escolas da Rede Publica de Ensino.
Os objetivos do pragrama são de formar grupos de trabalho para atuar na prevenção da violência nas escolas.
Outra sugestão do Vereador é debater o assunto junto dos 10 Vereadores e criar uma campanha de concientização para amenizar o grave problema da violência nas Escolas.
Boa educação se faz com corretos deveres não com direitos insensatos.
Escola e sociedade guardam entre si estreitíssimos laços, e
pode, uma e outra serem concebidas como resultante de uma relação de mão dupla, e assim sendo, a escola incorpora, reproduz, repete e reflete todos os aspectos da sociedade, sejam eles positivos ou não aceitáveis pelo resto do conjunto social.
Em termos governamentais, as outoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes a nossa sociedade. O governo precisa diminuir exploração econômica ( grandes diferenças de renda ) e podar os excessos de liberdade principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis e desrespeitadoras.
Ter atividades em contra-turno escolar , agiria como coadjuvante na prevenção da violência nas Escolas sugere o Vereador.