quinta-feira, 5 de maio de 2011

PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR NA SESSÃO DA CÂMARA PAUTOU SOBRE DESCASOS COM O MEIO AMBIENTE.




O Vereador peemedebista delega o envio de ofício a Secretaria da Agricultura, solicitando informações quanto ao trabalho realizado na última sexta-feira (29-04-2011), próximo ao lago do Parque dos Dick, quando houve o descarregamento de lixo verde, misturado com sacos plásticos, garrafas plásticas e lixo caseiro que, no dia seguinte, foi utilizado uma retro-escavadeira que efetuou serviços de aterro onde estes materiais foram enterrados. Nossa preocupação é em relação a possibilidade da contaminação das águas do lago.
A denúncia foi feita por uma moradora atenta e preocupada com a preservação do Meio Ambiente que usufrui de um dos lugares mais belos de nosso município o Parque Professor Theobaldo Dick para fazer caminhadas e respirar ar puro.

A moradora lajeadense fotografou o lixo verde misturado ao lixo seco , anotou a placa do caminhão a, identificou a concessionária de serviços públicos e denunciou ao Vereador Hugo que tomou as providências cabíveis, levando a denúncia aos órgãos competentes. É o povo de olho e colaborando para uma Lajeado melhor.

DESCASOS COM O MEIO AMBIENTE.






Solicitou envio de ofício ao Poder Executivo/Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, solicitando que efetuem urgentemente uma vistoria em terrenos baldios na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, pertencente ao Bairro São Cristóvão, pois nestes locais estão sendo despejados entulhos, móveis velhos e lixo caseiro. A preocupação é que nos fundos desses terrenos existe banhado e o Arroio do Engenho e que esta poluição venha a chegar a estes pontos.




Veja as fotos no link de imagem a direita.



Conscientize-se ajude a preservar o Meio Ambiente, adote a reciclagem como um método de sobrevivência, se você ver alguém despejando lixo em lugar inadequado denuncie: SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE



3982-1301 ou 3982-1099



GABINETE DO Vereador Hugo Vanzin PMDB- 3982-1159



Medidas que podem ser implantas em nosso dia-a-dia para reduzir a produção de lixo e estimular o consumo consciente:

Participe de programas de coleta seletiva (conheça o endereço de algumas cooperativas e instituições que trabalham com material reciclável );Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor;Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;Quando for fazer compras nos supermercados e feiras, leve a própria sacola ou reutilize as sacolinhas das compras como sacos de lixo;Evite comprar produtos embalados em pets (garrafas de plástico), preferindo, sempre que possível, garrafas de vidro;Compre o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;Ponha no prato só o que você realmente for comer; Reaproveite sobras de alimentos de outros pratos: a casca de maçã serve para fazer chá, o talo de agrião pode ser utilizado em sopas, o talo de couve pode ser usado em sucos, a folha de cenoura pode ser consumida em saladas ou bolinhos etc;Utilize a frente e o verso do papel para escrever;Reaproveite vidros de geléia, maionese, massa de tomate etc;Doe móveis, roupas, utensílios domésticos e brinquedos para instituições beneficentes ou famílias carentes;Quando possível, utilize o lixo orgânico para compostagem de jardins e hortas caseiras;Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta à toa, abra e feche várias vezes, é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;Desligue a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.

LEMBRETE: A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.