terça-feira, 2 de março de 2010

Rótula Fechada no acesso ao Bairro Jardim do Cedro.


O vereador solicita ao DAER ( Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens) Porto Alegre, solicitando o desenvolvimento de um projeto de " Rótula Fechada" acima referida tornandose necessária sua construção no acesso ao Bairro Jardim do Cedro, junto a RS 130 situada na cidade de Lajeado, tendo em vista que no local trafégam muitos veículos e ônibus e muitos moradores do Bairro usam a RS130, como via de locomoção para o trabalho. Com a inexistência de uma " Rótula Fechada" é gerada a falta de segurança no trânsito, causando grande preocupação da comunidade com a colisão de veículos automotores vindo a causar acidentes e deste gerar vítimas fatais, ceifando vidas de nossos lajadenses.

Plantio de árvores no centro de cidade.


O Vereador solicita informações referentes ao Plano Diretor de Arborização Urbana que está sendo elaborado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ( CONDEMA ), através da Câmara Técnica da Arborização Urbana, esclarecendo o seguinte:
1- Houve a conclusão de elaboração do referido Plano Diretor, sendo que a expectativa estava prevista para o final de 2009?

2- Caso sim qual a data que iniciará o plantio de arborização na cidade?

3- Levando em consideração a construção da nova calçada da Julio de Castilhos, prevista para o primeiro semestre de 2010, há um projeto de arborização que contemple a referida rua e qual a espécie de planta que será plantada?

4- Caso não tenha sido concluído o Plano Diretor de Arborização em que estágio se encontra a elaboração?

Recolhimento de óleo de cozinha.


Pedido a Secretaria do Meio Ambiente para que forme uma parceria com a Ecoóleo ( Empresa de Arroio do Meio ) a exemplo dos supermercados IMEC para selecionar locais para a colocação de bombonas de recolhimento de óleo de cozinha e sua divulgação. A coleta é feita pela Ecoóleo que recicla os resíduos. Segundo o Vereador a questão do lixo está se tornando uma das questões mais graves da atualidade. A reciclagem é uma forma importante de gerenciamento de resíduos pois transforma o lixo em insumos , com diversas vantagens ambientais. Dentre elas a economia de recursos naturais e o bem estar da comunidade. O vereador sugere que se estenda a distribuição de bombonas de recolhimento em todos os Bairros para facilitar o deslocamento dos usuários como também em Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Secretaria do Meio Ambiente, lancherias, padarias, minimercados , rodoviária etc. E que se faça ampla divulgação a respeito da reciclagem do óleo de cozinha, com folders, inclusive listando os lugares que possuem bombonas para o recolhimento do óleo.
Esse pedido é justificado pelo princípio fundamental e primário sacramentado no " caput" do artigo 225 da nossa carta magna, que se relaciona à proteção e defesa do meio ambiente no contexto da Federação Brasileira: " todos tem o direito ao meio ambiente ecológicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial á sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e á coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações.