quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sessão Legislativa do dia 24/07/2012

"Os resultados são frutos das nossas decisões."

REQUERIMENTOS:

- Envio de ofício ao Poder Executivo/Secretaria da Administração/Recursos Humanos, solicitando a situação de algumas categorias de funcionários públicos municipais concursados (Monitoras e Recreacionistas) que ingressaram na justiça em busca de direitos e que estão sujeitos a perder o plano de saúde da UNIMED, a partir do mês de agosto vindouro.
A preocupação destes funcionários é de como ficará a situação destes que não terão mais a cobertura de um plano de saúde?

- Envio de ofício ao Poder Executivo/ Secretaria da Educação, reiterando pedido para que estude a viabilidade da criação de uma Sala Inclusão. Seria de um espaço físico e de pessoas disponíveis para acrescentar na reabilitação de deficientes visuais. Recebemos a informação de que a SEC quer a retirada de alunos da Sala de Recursos que funciona atualmente no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco os alunos que concluíram o ensino médio e os adultos que participam das salas para se readaptar. A SEC comunica que estão agindo fora da regularidade ou seja estão em desvio de função. São na base de 13 alunos em fase de reabilitação. O ideal seria que dentro do cronograma de trabalho na Sala Inclusão poderia haver oficinas ( música, artesanato ) e até pudessem produzir algo para empresas como ( tipo: montagem de caixas... ) Será mais uma semente na conquista da tão sonhada inclusão.

- Envio de ofício ao Poder Executivo/ Secretaria da Educação, reiterando pedido para que estude a possibilidade de instalar um Local/Biblioteca no Bairro São Cristóvão, que é o Bairro mais populoso de Lajeado. A intenção é estimular a leitura e acesso a cultura por moradores do Bairro, que se encontra a média distância do centro da cidade, já que a Biblioteca Municipal está localizada na Rua Julio de Castilhos, região central do nosso município. O pedido é justificado pela média distância do centro da cidade, dificultando o acesso dos moradores do Bairro à Biblioteca, principalmente aos estudantes que precisam eventualmente fazer pesquisas e gostariam de usufruir da leitura de ótimos livros e artigos. “Ao incentivar a criação de um Local/Biblioteca, o município estará incentivando a leitura e ao mesmo tempo promovendo o enriquecimento cultural de nossa comunidade, que se reverterá em benefício para toda a cidade.” O que vem ao encontro do Projeto Lajeado Leitor. É preciso garantir à todos o direito de acesso à cultura escrita. O acesso à cultura em primeiro lugar é uma forma de organizar o mundo e dar sentido às coisas. Em segundo lugar, é um grande meio de comunicação com nossos semelhantes e uma manifestação artística.

- Envio de ofício ao Poder Executivo / Secretaria do Meio Ambiente / Secretaria da Agricultura, reiterando pedido para que estude a viabilidade da criação de um programa de cultivos de horto e pomares, nas áreas livres de propriedade do Município, puderam ser firmados convênios com entidades e organismos assistenciais. O cultivo de verduras, legumes e frutas nas áreas verdes do município, poderá a vir a acabar com a ociosidade do terreno como também torná-lo produtiva, sendo revertidos produtos frescos para nossas creches e escolas, na inclusão da alimentação proporcionando uma alimentação saudável para nossas crianças e diminuindo custos na aquisição desses produtos.
Como sugestão desse edil, essas áreas puderam ser revertidas para o uso das próprias comunidades escolares junto das Associações de Bairros que administrará a organização do plantio como sua conservação.

INDICAÇÕES:

- Conserto geral como: iluminação, conserto dos balanços e bancos na Praça São Cristóvão, localizada na Rua Coelho Neto, esquina com a Rua Fábio Brito de Azambuja.