quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE PEDE AJUDA... COLOCAÇÃO IRREGULAR DE LIXO EM TERRENO BALDIO, CORTE DE ÁRVORES QUE CHOCAM MORADORES, ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, LEIA.


FAÇA DO " MEIO AMBIENTE " O SEU " MEIO DE VIDA ".

Vereador Biluca Vanzin PMDB solicita, ao Poder Executivo / Secretaria de Planejamento que seja realizado estudos de um projeto, visando gerenciamento dos resíduos da construção civil . Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Os entulhos provenientes das construções na nossa cidade acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção e tratamento. É muito comum vermos estes resíduos sendo colocados em locais impróprios, como aterros clandestinos, margens de rios e terrenos baldios.
A Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) cria instrumentos para que o poder público atue sobre essa realidade, definindo responsabilidades e deveres, tornando obrigatória, em todos os Municípios do país, a implantação de planos integrados de gerenciamento dos resíduos da construção civil. O Município de Lajeado começa a apresentar um crescimento contínuo no setor da construção civil, basta caminhar pela cidade para observar os diversos serviços de construções de casas e prédios, além de reformas e demolições, o que é fator importante para definição do tipo de gestão a ser implantado para os resíduos dessas atividades, visando à minimização do desgaste e a degradação ambiental, tanto do aterro sanitário quanto do perímetro urbano. Os administradores municipais devem levar em consideração que, o setor da construção civil é um grande consumidor dos recursos naturais não-renováveis. A Resolução CONAMA Nº 307/02 constitui um avanço, pois disciplina as ações necessárias para minimizar os impactos ambientais, proibindo, inclusive, a disposição dos Resíduos de Construção e Demolição em aterros de resíduos domiciliares. Portanto sua reciclagem pode significar uma série de vantagens, uma delas é o beneficiamento do próprio município através da utilização de agregados em pavimentação; é ambientalmente correta, inteligente e faz-se cada vez mais necessária, diante da escassez de áreas para a disposição de resíduos nos centros urbanos.


Na mesma sessão ordinária da Câmara de Vereadores, às Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, solicitou informações sobre a corte de duas (02) árvores que estavam localizadas na Rua Duque de Caxias, próximo ao nº 834, entre os Bairros Florestal e Americano. Esta solicitação vem atender o pedido de moradores que estão indignados e gostariam de saber os motivos deste ato.


A Secretaria do Meio Ambiente solicitou, a fiscalização de terreno baldio na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha pertencente ao Bairro São Cristóvão. Neste local estão sendo despejados entulhos, móveis velhos e lixo doméstico. Além de deixar aspecto de desleixo está sendo desrespeito as leis ambientais. A preocupação é que o Arroio Engenho banha os fundos deste terreno. Pedimos a fiscalização a aplicação da lei e caso não seja solucionado que seja aplicada a multa relativa ao dano ambiental.

Nenhum comentário: